O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, entregou no dia 13/12 a escritura pública com a doação da área institucional para a Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa. O ato simbólico foi realizado no gabinete do Prefeito e contou com a presença do procurador-geral do município, Milton Sérgio Bissoli, o presidente da entidade Carlos Alberto Montanhini, membros do Espaço Pipa e o representante do cartório Wagner Almeida.
A área – onde já funciona as atividades da entidade – tem 4.600 metros quadrados. Está localizada na rua Maria de Lourdes Campos Torres de Carvalho, região do bairro Dois Córregos. A nova sede, com 610 m², foi entregue em 2013.
O prefeito Barjas explicou que somente agora foi possível a entrega da posse pela Prefeitura, com aprovação da Câmara dos Vereadores de Piracicaba. Ele destacou a satisfação de participar dessa entrega. “É um ato simbólico do Executivo para resolver a questão da posse do local. Isso pode ajudar nos convênios e parcerias e dar mais liberdade para o trabalho da entidade”, afirmou.
Bissoli também ressaltou o trabalho do Espaço Pipa, que é referência na cidade e região. “Eu acompanhei o caso desde a busca pela área, lei e tudo mais que foi necessário para chegar até hoje, e participar dessa escritura tão desejada”, disse.
Para Montanhini, ontem foi mais uma conquista para o Espaço Pipa. Ele agradeceu pelo trabalho do poder público e das gestões anteriores, desde a construção da nova sede até a doação do espaço. “Tínhamos o direito de uso, mas não a propriedade. Com a escritura, vamos dar continuidade ao trabalho já realizado. Nosso maior produto é a confiabilidade do nosso trabalho e o reconhecimento pelos apoiadores. O trabalho da diretoria foi fundamental e contribuiu para a para que a Pipa seja reconhecida como entidade própria e o nome em evidência”, observou.
ESPAÇO PIPA – Fundado em 1983, o Espaço Pipa atende hoje atende 80 famílias com histórico de Síndrome de Down e desenvolve outros projetos com crianças em vulnerabilidade social, além de outros parceiros. A entidade foi destaque no VI Prêmio de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, do Governo do Estado de São Paulo. Foram inscritos dois projetos: na área de educação inclusiva, o Projeto Caleidoscópio – com o objetivo de qualificar os contextos escolares, familiares e sociais para favorecer a inclusão de estudantes com Síndrome de Down na rede regular de ensino, em parceria da Raizen. Já o projeto Juntos & Misturados promove a inclusão por meio de atividades esportivas como natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, futsal e karatê, com patrocínio da Caterpillar.
Texto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piracicaba
Fotos: Rafael Bitencourt e Bruno Fernandes/Tempo D Comunicação e Cultura