Encontros formativos promovidos pelo Espaço Pipa tiveram como foco a inclusão educacional

Aconteceram ao longo de 2017, no SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), os encontros formativos realizados pelo Espaço Pipa – Síndrome de Down e ministrados pelo educador Daniel Nascimento. A iniciativa compõe o projeto Caleidoscópio.

Foram nove encontros durante o ano, em que foram discutidos com educadores e profissionais de instituições de ensino públicas e particulares de Piracicaba e outras cidades da região, como Santa Maria da Serra e Capivari, os desafios para possibilitar uma educação de qualidade para todos. A inclusão educacional foi o foco central dos encontros.

Entre os assuntos abordados estavam legislação, o papel do atendimento educacional especializado, como analisar um estudo de caso, o que é um plano de atendimento especializado e o trabalho do Espaço Pipa, entre outros temas importantes.

A metodologia utilizada possibilitou o debate e a troca de ideias e informações. “Algo muito importante é que, ao final de cada encontro, os participantes se organizavam para discutir os temas abordados nos eventos seguintes. Foi uma ótima oportunidade de discutir a educação em um ambiente que transcende o espaço de uma instituição tradicional”, afirmou Nascimento.

PARTICIPANTES – A professora e psicopedagoga Virginia Antonieta Pessa aprovou a iniciativa. “Os debates foram muito bons e produtivos. Pudemos refletir não só no que se refere à legislação, mas também sobre todo o contexto da educação inclusiva”, opinou.

A psicóloga Maria de Fátima Gerage também elogiou o projeto. “Aprendi a ter uma outra visão sobre a deficiência. É muito importante promover debates como esses e espero que tenhamos discussões assim no próximo ano”, diz.

E educadora e pesquisadora Marilice Mello, disse que a ideia de participar dos encontros surgiu pelo fato dela participar de um grupo de estudos sobre o tema e ter um projeto de inclusão para ser colocado em prática. “Há algumas coisas acontecendo que estão na contramão da inclusão. Isso precisa ser debatido e os encontros foram muito bons nesse sentido”, afirmou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *