Serviços


Hora da Notícia


 

O nascimento de uma criança sempre é um momento marcante na vida de uma família. Infelizmente, em alguns casos, este momento que deveria ser de profunda alegria acaba sendo transformado em uma situação de choque. É o que muitas vezes acontece quando equipes de saúde mal-preparadas dão a notícia de terem encontrado indícios ou a certeza da síndrome de Down no recém-nascido. No Brasil, ainda é comum que esta condição não seja  detectada durante o pré-natal. É mediante o exame clínico do bebê recém-nascido, então, que surge a hora de dar a notícia para a família.

Contudo, é essencial que a família receba esta notícia de forma a entender que seu filho tem, sim, como qualquer outra criança, a possibilidade de um futuro promissor. Dizemos isso porque é da maior importância para qualquer criança, inclusive àquelas com síndrome de Down, que haja um vínculo afetivo saudável com sua família desde o nascimento. Por isso, apoiamos as maternidades na hora da notícia de forma a oferecer acolhimento e informações atualizadas e construtivas às famílias.

Esse serviço é desenvolvido por uma Ativadora do Movimento Down –  www.movimentodown.org.br  em conjunto com a equipe psicossocial do Espaço PIPA com os seguintes objetivos:

  • – Oferecer suporte gratuito às maternidades na hora da notícia sobre o diagnóstico clínico da síndrome de Down aos familiares do bebê;
  • – Fazer a acolhida do bebê e familiares na maternidade, oferecendo orientações e suporte psicológico;
  • – Compartilhar conteúdos atualizados e de qualidade sobre o assunto, evitando impressões distorcidas e sentimentos negativos originados de mitos e preconceitos que ainda permeiam a sociedade, no – tocante à síndrome de Down, especialmente quando a família desconhece o assunto e/ou não convive com ninguém que tenha a síndrome;
  • – Disponibilizar os serviços do Espaço PIPA para a família e o recém-nascido.

 

Consultoria de Inclusão no Mercado de trabalho


O Serviço de Consultoria de Inclusão no Mercado de Trabalho se apoia na metodologia do Emprego Apoiado (EA), que entende que o empregador e colaborador devem estar satisfeitos com a qualidade, produtividade e as condições do trabalho.

 

Etapas do Processo de Consultoria

 

Grupo de Iniciação Profissional – GIP

O grupo é destinado a jovens e adultos com síndrome de Down ou deficiência intelectual que tenham o desejo de serem inseridos no Mercado de Trabalho. Nele, oferecemos um espaço para reflexão sobre interesses e habilidades individuais abordando temas ligados ao mundo do trabalho.

 

Consultoria individual:

O acompanhamento individual é feito por profissional capacitado. Tem frequência semanal, e dura cerca de uma hora. É realizado na sede da instituição.

 

Busca e mapeamento de vagas

O Consultor de Emprego Apoiado pode identificar onde melhor se desenvolveriam profissionalmente os candidatos em acompanhamento. Para isso, precisa ter acesso às vagas disponíveis e aos processos de trabalho da empresa interessada.

 

Acompanhamento no processo seletivo

Promovemos discussões com os profissionais responsáveis pelos RHs sobre estratégias e adequações necessárias para que o processo seletivo aconteça da forma mais natural possível, sempre levando em conta as características das pessoas que irão participar.

 

Sensibilização da equipe

Promovemos reuniões com funcionários que terão contato direto ou indireto com o novo colaborador para apresentação da estratégia de Emprego Apoiado e desmistificação da deficiência.

 

Treinamento na função

O Consultor acompanha o colaborador nos seus primeiros contatos com a função que irá executar. Assim, apoiamos o colaborador para que tenha bom entendimento e produtividade, executando a tarefa da melhor maneira possível.

 

Manejo de conflitos e desenvolvimento de apoios

O Consultor orienta os profissionais responsáveis pela supervisão do trabalho do novo colaborador sobre as melhores estratégias para lidar com possíveis ou reais conflitos que, porventura, surjam. Também auxilia na identificação de apoios que possam promover melhoras na condição de trabalho.

 

Avaliação

É feita uma avaliação específica para a função que o colaborador está desempenhando, analisando o desenvolvimento obtido nos principais pontos e identificando quando o trabalho do consultor já não é mais necessário.

Doação

Um Ato de Amor


“É a intenção, e não a doação, que faz o doador. – Gotthold Lessing”