Foi lançada oficialmente em Piracicaba a campanha mundial do #DiaDeDoar

Pela primeira vez, Piracicaba irá realizar a Campanha ‘Dia de Doar’, ação que acontece em diversas cidades do País, desde 2013, e do mundo, como nos Estados Unidos – onde a ideia surgiu -, na Europa e Nações da Ásia e do Oriente Médio. O objetivo é incentivar as pessoas a contribuírem de alguma forma, no próximo dia 27. No último dia 06 de novembro, foi realizado o lançamento da Campanha, que começa a ser divulgada no município. O evento aconteceu no auditório do Centro Cívico (prédio-sede da Prefeitura).

A iniciativa é promovida, no Brasil, pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), em parceria com a ‘Umbigo do Mundo Comunicação Estratégica’. Em Piracicaba, é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e pelas entidades Espaço Pipa e Centro de Reabilitação de Piracicaba (CRP), que conheceram a proposta e a apresentaram ao governo municipal.

Neste ano, foi sancionada, pelo prefeito Barjas Negri (PSDB), a lei número 8.912/2018, de autoria do vereador Marcos Abdala (PRB), que instituiu o Dia de Doar, no município. De acordo com Marina Pechlivanis, sócia-fundadora da ‘Umbigo do Mundo’, que fez palestra nesta terça-feira para a abertura da Campanha, a iniciativa foi criada após a realização do Dia de Ação de Graças, da Black Friday e da Cyber Monday, nos Estados Unidos.

“A ideia era que após a reunião das famílias no Dia de Ação de Graças e da grande movimentação de compras da Black Friday e da Cyber Monday, as pessoas parassem para pensar no próximo, na nossa Humanidade. Mesmo entre os que já têm a cultura da doação, como acontece nos Estados Unidos. Porque isso é algo que sempre pode melhorar e beneficiar mais pessoas”, afirmou.

Segundo ela, a cada ano mais Organizações da sociedade civil se mobilizam para promover a Campanha. “Cada localidade promove da sua maneira. Nós dispomos dos exemplos de como as Instituições, empresas podem promover a Campanha e cada um realiza a sua forma de mobilizar as pessoas a doarem”, comentou Marina.

Nessa edição, Marina disse que é importante que as pessoas marquem como doaram por meio da hashtag ‘Minha História de Doação’ (#minhahistóriadedoação). “Dessa forma, poderemos ver como as pessoas estão doando e isso pode ocorrer desde agora, do lançamento da Campanha. Queremos chegar no dia 27 com 100 histórias”, disse.

A coordenadora do Espaço Pipa, Euclídia Fioravante, e a gerente do CRP, Luciana Gomes, disseram que essa primeira ação na cidade tem sido de explicar o conceito, mas elas acreditam que muitas pessoas se mobilizarão para doar.

Para o prefeito Barjas Negri (PSDB), a Festa das Nações é o maior exemplo de doação de Piracicaba, porque a festa mobiliza sete mil voluntários que assumem as mais diversas funções para que as entidades participantes arrecadem cerca de R$ 1,5 milhão, recurso que a ajuda no atendimento social que realizam por um bom período do ano.

“Às vezes as pessoas doam algo sem saber. Uma mulher que fica com o filho da vizinha para ela ir ao médico está fazendo uma doação. A compra de um ingresso de feijoada, de churrasco, para ajudar alguém é um ato de doação. A Campanha é importante porque vai valorizar essas atitudes no município e pode ajudar a ampliar que mais pessoas passem a doar”, comentou.

Participação

Até o próximo dia 27, os interessados em participar da Campanha podem tornar a sua doação pública pelo uso das hashtags #diadedoar e #DoaPira, nas mídias sociais, e na página do Facebook ‘DoaPiracicaba’. Segundo Euclídia, as pessoas podem destinar recursos financeiros, materiais de construção, equipamentos eletroeletrônicos, serviços e até mesmo sendo voluntários.

“As pessoas também podem se mobilizar nas empresas, escolas e Associação de Bairros. As entidades podem informar o que estão necessitando e buscar parceiros que podem contribuir”, disse.

 

http://www.gazetadepiracicaba.com.br/_conteudo/2018/11/canais/piracicaba_e_regiao/612231-campanha-doapira-sera-realizada-no-dia-27.html

Foto: Fabio Geronimo

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *