Espaço Pipa participou do Festival de Natação da academia Water Center

O Espaço Pipa – Síndrome de Down participou, no último sábado, 28/10, do Festival de Natação da academia Water Center. Cerca de 20 atendidos pela entidade, com idades até 12 anos, dividiram a piscina com alunos da academia, numa ação que teve como objetivo incentivar o contato das crianças com Síndrome de Down com pessoas sem deficiência, o que incentiva a inserção na sociedade e o combate ao preconceito.

O Espaço Pipa esteve presente pela quarta vez. “A novidade nesse ano foi a participação dos bebês. É uma ação que tem tudo a ver com os objetivos do Espaço Pipa de incentivar a inclusão social e o contato com outras crianças, de forma muito saudável e alegre”, explica a professora de natação da entidade, Deborah Abrahão.

Trata-se de uma das ações previstas no projeto Juntos & Misturados, financiado pela Caterpillar por meio do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), em que os participantes podem demonstrar seu aprendizado em relação à prática  da natação, além da interação com outras crianças e seus familiares.

“Queremos que a sociedade entenda que todas as crianças precisam das mesmas oportunidades para se desenvolver. Isso é promover a inclusão social. Além disso, para os participantes do projeto, o festival favorece a melhoria da auto-estima e o incentivo à prática da natação”, explica a coordenadora do Espaço Pipa, Euclídia Fioravante.

“O intuito é realizar uma confraternização assim como incentivar a prática esportiva, que traz muitos benefícios. Contar com os atendidos pelo Espaço Pipa é muito importante, pois gera integração e inclusão e é algo que tem sido muito elogiada pelos nossos alunos”, afirma a coordenadora da Water Center, Beatriz Mariano.

 

ALEGRIA  E INTEGRAÇÃO – A pequena Júlia Prado da Costa, de 2 anos e 9 meses, participou do festival pela primeira vez e estava acompanhada pelos pais Caio e Mariana Costa. “Ela adora nadar. Achamos muito importante incentivar a prática do esporte desde pequena e gerar essa integração”, afirma Mariana.

 

Aos 11 anos, Gabrielle Ramos Souza participa do encontro pela terceira vez. “Acho essa iniciativa fundamental e a Gabrielle adora. Eu confio muito nos profissionais do Espaço Pipa, assim como eles confiam em nós”, afirma Maria José Ramos, mãe da atendida.

Também com 11 anos, Tainah Gabriele Granadier é outra atendida que adora nadar e também participou da iniciativa. “Ela gosta e faz muito bem a ela, que participa de muitas atividades, como karatê e balé, além de também desfilar”, se orgulha a avó, Diva Marcossi Casseta.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *