Entendemos que cada pessoa é singular, e ocupa – ou deve ocupar – espaços e relações que também são singulares. Seus projetos de vida devem ser respeitados e apoiados, sem a imposição de condutas técnicas a partir de considerações abstratas. Por este motivo, nossas ações não podem ser generalizadas, comuns a todos. Uma única solução não é suficiente para qualquer pessoa. Assim, buscamos considerar cada sujeito que atendemos em seus contextos e territórios, e atuar em articulação com todos para a remoção e/ou superação das barreiras socialmente impostas e a consequente garantia de direitos / plena participação de nossos atendidos.
Para tanto, nossa equipe participa sistematicamente de reuniões para a realização de Estudos de Caso. Neste espaço, nossas e nossos profissionais podem, sempre observando os devidos limites éticos, compartilhar informações sobre o trabalho realizado para a construção coletiva de sugestões e ideias para a condução das próximas ações. Este compartilhamento junto à equipe fomenta um trabalho institucional fortalecido e qualificado, com uma visão transdisciplinar sobre os problemas a serem enfrentados.
É no momento do Estudo de Caso que a equipe constrói um entendimento sobre o atual contexto de cada caso, e estabelece metas e condutas. É também neste momento que identifica-se, conforme os critérios técnicos apontados durante o Estudo, quem atuará como Profissional de Referência de cada caso.