A presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento. Sabe-se que as pessoas com SD quando atendidas e estimuladas adequadamente, tem potencial para uma vida saudável e plena inclusão social.
O programa Ciranda oferece múltiplos estímulos para este desenvolvimento, através da atuação de uma equipe multiprofissional que atua simultaneamente e de forma integrada. A intervenção realizada por uma equipe com fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional permite intervenções globais e ao mesmo tempo específicas com os seguintes objetivos:
1 – Promover o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down nas seguintes funções: motora, linguagem, sensorial, perceptiva, intelectual e comportamental;
2 – Orientar e informar a família da criança acerca do desenvolvimento da criança
3 – Atuar em contexto familiar e escolar dando apoio a escolarização formal.
Tal qual uma ciranda, nas sessões de estimulação precoce, as terapeutas se colocam na sala com as crianças e estas circulam numa dinâmica de roda vendo o bebê em sua integralidade. As atividades acontecem em ritmos diversos, mas compassado, estando a interação criança e adulto (terapeutas e famílias) presente o tempo todo.
Acontece dos 0 aos 3 anos (a partir dos 2 anos a criança inicia sua transição para o programa Adoletá) e é dividido em duas etapas, pois os primeiros meses requerem uma intervenção mais direta e individual, com participação direta e ativa da família.
Em seguida, os bebês passam a ser desafiados em situações diversas e, muitas vezes em grupo, para colocar em prática as habilidades desenvolvidas na etapa anterior.
Doação
Um Ato de Amor
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum malesuada consectetur libero quis blandit. Sed arcu velit, venenatis eget euismod congue, vestibulum in arcu. Mauris eleifend rutrum mauris a posuere. Maecenas eget justo tortor. Mauris tempus risus eget tellus volutpat ornare.