A palavra caleidoscópio tem origem no grego (kalos-belo, eidos-imagem e scopéo-vejo) “vejo belas imagens”. Os fragmentos de vidros coloridos que se movem aleatoriamente refletem nos espelhos que, diante da luz, apresentam numerosas visões diferentes sobre os mesmos elementos. Isso traduz o nosso olhar sobre diversidade e o movimento que pretendemos levar para os contextos familiar, escolar e social da pessoa com SD. Queremos enfatizar a importância do olhar direcionado para as potencialidades, que muitas vezes ficam escondidas atrás de diagnósticos e funcionamentos que não se encaixam no formato da escola.
As ações do projeto são pensadas como uma ponte entre a criança/adolescente e suas relações – família, professores, colegas, coordenação e o próprio aprender. Em parceria com a escola e com a família, visamos garantir que o aluno com SD, seja acolhido pela comunidade escolar, participe das atividades de sala de aula e aprenda perpetuando a ideia de que para incluir é preciso mover o coletivo. O principal valor que norteia este trabalho é a autonomia, portanto, busca-se encurtar essa ponte cada vez mais, ocupando assim, um lugar de passagem e devolvendo à escola e ao professor o papel de gerir e garantir uma vivência escolar completa e de qualidade para esse aluno.
Também promovemos encontros formativos mensais para a troca e construção de saberes relativos à uma educação de qualidade para todos. Nestes encontros, profissionais de escolas públicas e privadas de qualquer nível de ensino são convidados a compartilharem suas próprias realidades e dificuldades, de forma a promover um espaço rico para o encaminhamento de soluções práticas. Conforme o interesse dos participantes, conteúdos relativos às bases teóricas e à legislação pertinente à educação inclusiva são apresentados e discutidos.
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Um Ato de Amor
“É a intenção, e não a doação, que faz o doador. – Gotthold Lessing”