História
A Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço PIPA é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, que atua há 37 anos nas ações em defesa e garantia dos direitos da pessoa com síndrome de Down – trissomia do cromossomo 21. Fazemos a opção pela terminologia trissomia do 21 ou T21, por ser esta a forma mais atual e adequada de referir-se a condição genética.
Quando a instituição foi fundada, em 1983, a T21 ainda era considerada uma doença. Então muito se falava dos “tratamentos” que envolviam profissionais da área da fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, dentre outras. Mas ao longo desse tempo, muita coisa mudou, desde a maneira como se entende a trissomia do 21 cientificamente e socialmente, até as leis, políticas públicas e a identidade da instituição.
O Espaço PIPA atua desde o nascimento até o envelhecimento, na garantia de direitos ao desenvolvimento integral, fortalecimento no ensino inclusivo, inclusão no mundo do trabalho, acesso a arte, cultura, esporte e lazer.
Nesta trajetória o trabalho propõe atendimentos multiprofissionais, acompanhamento psicossocial, articulações com a rede e território, grupos, atividades socioculturais, socioesportivas e socioeducativas. O objetivo mais amplo da instituição é reafirmado pelo acrônimo PIPA: Promover Inclusão Partilhando Ações.
Estes sãos os princípios para que os ideais de inclusão sejam comunicados à sociedade visando uma convivência digna, livre de conceitos ultrapassados.
Assim, o acesso das pessoas com T21 e seus familiares ao Espaço PIPA ocorre por demanda espontânea e por orientação/encaminhamento da rede de serviços de assistência social, saúde e educação do município.